#05 Desarmando a Bomba Relógio da Educação Corporativa?

Atualizado: 11 de Mar de 2020



No post anterior #04 Como Podemos Desarmar a Bomba Relógio da Educação Corporativa?, falamos brevemente sobre dois tópicos importantes para orientar a criação de programas de educação corporativa mais relevantes:

IV. CONECTANDO O PROGRAMA COM A ESTRATÉGIA

V. DOCUMENTOS


Destacamos que esses conteúdos fazem parte do bloco LUZ, o primeiro quadrante do nosso CANVAS 10EDUC. Pra quem estiver perdido, tratamos este canvas como um mapa que auxilia na criação de uma programa de educação online e com tecnologias digitais dentro das empresas. Pra quem estiver muito perdido, o nome LUZ não é uma referência a pretensões religiosas ou de autoajuda.

VI. ENTREVISTAS


Quem nunca?... passeou de área em área fazendo um LDN (levantamento de necessidades) dos treinamentos necessários para o ano corrente ou seguinte e recebeu uma listinha de temas muito legais para desenvolver trilhas de conhecimento.


Pois bem, uma vez que o trabalho com as informações da estratégia foi realizado conforme posts anteriores, as entrevistas com diretores, acionistas, CEO e todo o corpo diretivo, terá um outro enfoque: investigar o que realmente está sendo realizado daquilo que você leu nos documentos.


Quando falamos "realmente" é realmente mesmo. Não é papinho pra boi dormir. Investigue. Desça alguns degraus na hierarquia da sua empresa e pergunte quais são os projetos que as pessoas estão envolvidas, quais as dificuldades elas vivem pra realizar o trabalho exigido e, principalmente, se elas sabem a razão de fazer o que fazem. Por experiência, já descobrirmos que muitas respostas estão bem distantes da sala de diretores e acionistas, contudo essas respostas precisam ser alinhadas com as expectativas do escalão mais alto.


VII. ALIANÇAS


Não sabemos a razão da área de educação corporativa de algumas empresas se comportarem de maneira tão independente e autossuficiente. A chance de não fazer alianças estratégicas e ter o seu programa todo jogado no lixo são tão grandes como acertar na loteria depois que os números foram sorteados. Procure por alianças que patrocinem seus projetos!


Estes patrocínios podem ser financeiros, mas também políticos, estratégicos, intelectuais. Essas pessoas serão úteis na definição dos temas para um programa e contribuirão com a seleção do conteúdo do programa.


Você não precisa e não terá recursos para contratar consultoria pra tudo, por isso, não busque apenas dinheiro!


VIII. CONTEÚDO


Uma vez identificados os temas centrais da estratégia, você vai direcionar cada um deles para algum programa: Liderança, Formação em Vendas, Integração, Cultura Organizacional... Em seguida, é hora de organizar seus conteúdos.


O que são os conteúdos? São as informações sobre um determinado assunto selecionadas de pesquisas, estudos, artigos, livros, experiências e exemplos práticos para ilustrar o tópico abordado. Uma tendência que deve se intensificar nas empresas é o aproveitamento de conteúdo dos talentos internos para capacitar o próprio time da organização, afinal tem muita gente com cursos, MBAs, especializações, mestrados e até doutorados esperando uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos. Aliás, não temos ideia do porquê isso não ocorrer com maior frequência, ainda mais em empresas que bancam os estudos dos seus funcionários. Agora, santo de casa tem que fazer milagre, sim!

Em outras palavras, quem melhor que o seu financeiro pra falar de finanças da sua empresa? Quem melhor que o marketing interno para ensinar ações de marketing que a sua empresa precisa fazer Quem melhor que a liderança interna pra mostrar a estratégia traduzida para toda a empresa?


Com isso, fechamos os principais tópicos do bloco LUZ do CANVAS 10EDUC. Cada um deles é tratado de maneira mais detalhada em nosso workshop LUZ, CÂMERA, AÇÃO e GESTÃO. Caso você participe de um dos nossos encontros presenciais, receberá todas as ferramentas que organizamos para tratar dos assuntos de cada bloco. Sim! Existem ainda os conteúdos do bloco CÂMERA, depois do bloco AÇÃO e finalmente do bloco GESTÃO. Tudo direcionado para a criação de programas de formação de funcionários por meio de tecnologias digitais e online.


Já chegou até aqui? Conheça mais dos outros blocos em SOLUÇÕES, depois CANVAS 10EDUC.

CANVAS 10EDUC: LUZ, CÂMERA, AÇÃO e GESTÃO!

crie treinamentos online top of mind

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© Todos os Direitos Reservados| Política de Privacidade | Termos e Condições