#07 Escreva roteiros do seu conhecimento!



Durante esse período que mantemos a 10Educ em atividade, produzimos muitos roteiros, acertando e errando em vários momentos. Essa curva de aprendizagem permitiu a criação de receitinhas para fazer vídeos corporativos mais atraentes.


Alguns dos nossos segredinhos, mostram como controlamos o tempo para fazer vídeos mais curtos. Lembre-se! Nem sempre ter todo o conteúdo num vídeo, resultará num bom vídeo. Por exemplo, o programa com temáticas de Diversidade nas Empresas que produzimos, gerou tanto material que daria pra fazer uns cinco filmes de duas horas cada. Em outra ocasião, fizemos vídeos para um programa com objetivo de difundir valores da empresa para os funcionários e chegamos fácil aos 22 minutos cada vídeo. Um saco!


Sobre a produção de roteiros, também falamos onde conseguir conteúdos mais relevantes. E com toda certeza não é em sites de fofoca sobre artistas, BBBs, posts de Facebook ou mensagens de Whatsapp. Se queremos que as pessoas prestem atenção, precisamos usar informações de universidades reconhecidas, institutos especializados em determinado tema e até pessoas autoridades em um assunto.


Além disso, desmistificamos a ideia de que roteiros para vídeos corporativos são iguais a roteiros de cinema, novela e publicidade. Banana é banana e não são todas iguais. Dessa forma, a tarefa fica um pouco mais simples na hora de produzir roteiros para empresas. Ninguém vai precisar criar nove filmes como em Star Wars, com diversos personagens, em diferentes galáxias, para mostrar técnicas de vendas a equipe comercial. Outro exemplo são vídeos técnicos de funcionamento de aplicativos, ferramentas ou máquinas. Nesses casos, menos é muito mais e o roteiro precisa ser o mais objetivo possível: quase curto e grosso!


E se você ainda não se convenceu de que podemos te mostrar como pessoas nas empresas podem escrever roteiros, vamos te surpreender ao revelar que nem todo roteiro precisa virar vídeo! Existem várias maneiras de formatar um conteúdo e o vídeo é apenas uma delas. Os podcasts, gifs, memes e vários outros formatos estão vindo com tudo para provar que o aprendizado é construído com algo diferente de uma pessoa falando horas sobre um assunto.


Finalmente, gostaríamos de compartilhar nosso banco de dados, repleto de referências, modelos, erros e acertos para aqueles que estejam criando programas de Vendas, Integração, Cultura ou Transformação Digital. Nem tudo precisa ser filmado em estúdio. Nem todo vídeo bom as pessoas se comportam como William Bonner ou Renata Vasconcelos. Se todo o vídeo corporativo que você assistiu começa com a célebre frase: “Olá! Me chamo Fulano(a) de Tal e sou diretor(a) de…”, está na hora de assistir materiais que começam com perguntas, por exemplo.


E aí? Que tal participar dos nossos workshops para tratar dessas questões?


Baixe o modelo aqui mesmo no site, seção SOLUÇÕES, depois CANVAS 10EDUC.


Abs ;)


CANVAS 10EDUC: LUZ, C MERA, AÇÃO e GESTÃO!

crie treinamentos online top of mind


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© Todos os Direitos Reservados| Política de Privacidade | Termos e Condições